A Neoenergia Coelba anuncia novas etapas para a implantação de uma linha de distribuição (LD) subaquática em Morro de São Paulo, na Bahia. A nova LD contará com 4,5 quilômetros de cabos do continente até a ilha e será acompanhada da entrega de uma nova linha de transmissão e uma subestação de energia com 12.5 megavoltampère (MVA) de potência – que ficará na região do Atracadouro Bom Jardim, no município de Valença.
De acordo com a companhia, a nova linha de distribuição proporcionará a Morro de São Paulo maior confiabilidade no fornecimento de energia, que contará com mais uma opção para suprir a demanda dos mais de 4 mil habitantes e todo o trade turístico. Com a operação destes novos equipamentos, a ilha contará com mais segurança e eficiência na distribuição de energia.
Adiantada em mais de um ano, a obra já tem a segunda etapa em andamento. No total será 1,6 quilometro de extensão de rede, com nove transformadores de 500 quilo-voltamperes (KVA), que vão proporcionar valorização da paisagem local, que não terá mais fiações da rede aérea. Até aqui, já foram desativados 28 postes, 11 transformadores e beneficiados cerca de 350 clientes em toda área central e Rua da Fonte Grande.
Toda a instalação da linha subaquática será feita a partir de um navio, de onde serão lançados os cabos, com o acompanhamento de técnicos mergulhadores. No duto colocado no mar será utilizada a ferramenta Air lift, que tem a função de aspirar o duto dos cabos por ar comprimido, permitido o isolamento.
Vale destacar que além do trecho subterrâneo, todo o sistema elétrico da ilha conta com uma tecnologia de automação que permite o controle de dispositivos elétricos a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, em Salvador. Ampliada no último ano, a tecnologia self-healing – sistema de auto recomposição, permite a retomada do fornecimento de energia em uma área interrompida com, no máximo, 15 segundos, assegurando maior continuidade do serviço. Já são mais de cinco esquemas instalados e cerca de 50 quilômetros de rede elétrica automatizada.